arsA Revista Ars Historica tem o objetivo de ser um meio de integração entre diversas áreas do conhecimento histórico por meio da publicação de artigos científicos produzidos, não só por discentes das diversas linhas de pesquisa, mas também por pesquisadores de quaisquer outras áreas que, de alguma forma, busquem um diálogo com a História. Seguindo essa proposta de ampliação das discussões no meio acadêmico, a revista também recebe trabalhos enviados por graduandos visando que, com esta oportunidade, tais investigações sejam estimuladas.

gaiaEspecializada em História Antiga e dedicada especialmente à divulgação de pesquisa dos alunos do curso de graduação, a revista GAÎA se caracteriza por ser um espaço isonômico de publicação dedicado a mostrar a originalidade e a singularidade das abordagens historiográficas brasileiras referentes às sociedades antigas. Com a GAÎA visamos estabelecer um lugar de diálogo entre os historiadores da antigüidade, brasileiros e estrangeiros, e os demais saberes, mostrando a originalidade e a singularidade das abordagens. Visamos também estabelecer práticas de ensino e pesquisa que dinamizem os cursos de graduação nas universidades brasileiras que contemplem em seu currículo o ensino e pesquisa em História Antiga.

jesus-historicoA revista Jesus Histórico dedica-se a publicar artigos, resenhas e entrevistas com especialistas renomados e jovens pesquisadores. O interesse editorial está associado a todo o enfoque ligado às recentes pesquisas sobre o Jesus Histórico. Assim, por exemplo, a revista se interessa em receber trabalhos relacionados tanto ao contexto judaico do século I EC, quanto às múltiplas e variadas manifestações culturais e artísticas desde o século I até os dias atuais que tenham como foco Jesus de Nazaré e a sua recepção. Trata-se, portanto, de um projeto editorial transdisciplinar, acadêmico e laico, interessado em congregar profissionais das mais diferentes áreas acadêmicas que pesquisem o tema Jesus Histórico.

historia-comparadaA Revista de História Comparada é um periódico publicado semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aceita, em fluxo contínuo, artigos cujo teor envolva um campo de experimentação em história comparada.

militares-e-politicaMilitares e Política é a revista eletrônica semestral do Laboratório de Estudos sobre Militares na Política (LEMP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O principal objetivo de Militares e Política é colaborar com a divulgação e discussão de materiais produzidos no campo acadêmico-científico em torno das relações militares-política. Por isso, adota uma postura pluralista, repercutindo o debate em todas as disciplinas - antropologia, ciência política, economia, história, sociologia etc. - e sob todos os enfoques analíticos.

Topo