"Pesquisa, Criatividade e Plágio: Desafios para Professores e Alunos."

 

O Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/UFRJ, em colaboração com a COPPE/UFRJ e a Faculdade de Letras/ UFRJ, convida professores da educação básica e demais interessados para o evento:

 

"Pesquisa, Criatividade e Plágio: Desafios para Professores e Alunos." 

DATA: 5 de novembro de 2014 (quarta-feira)
HORÁRIO: de 9h às 17h
LOCAL: Sala de Projeção - Bloco N - 1° andar, CCS/UFRJ - Cidade Universitária - RJ.

 

Programação 

9:00

Abertura do fórum
Sonia Vasconcelos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 

9:30

Plagiarism in Research and Education: An lnternational Panorama
Miguel Roig- St John's University 

10:40

Coffee break 

11:00

Plágio na Educação Brasileira: Negligenciamos essa Prática?
Ricardo Bacelar - OAB-CE e Universidade de Fortaleza (UNIFOR) 

12:10

Mas Afinal o que é Criatividade? Uma Abordagem Neurocientífica
Alfred Sholl - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 

13:20

Almoço 

14:40 - 17:30

Oficina com os Professores 

 

Inscrições gratuitas
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3° Fórum de CEPs da UFRJ

TEMAS PARA DISCUSSÃO

  • O problema da autoria
  • O problema do plágio
  • Sigilo frente a tecnologias
  • de Informação

 

DATA: 20/08/2014
HORÁRIO: de 9:00 às 12:00
LOCAL: Auditório do CFCH, Praia Vermelha

3° Fórum da CTEP

 

forum cetepProgramação

 

Manhã das 9h às 12h

Professor Luiz Fernando Dias Duarte (Museu Nacional)

Discussão da situação das Ciências Sociais frente ao Sistema CEP- CONEP e 466: histórico, situação atual e perspectivas.

Professora Marisa Palácios (Bioética- IESC/UFRJ)

Resolução 196 para 466: o que mudou na pesquisa com seres humanos?

Professor Carlos Alberto Guimarães (Faculdade de Medicina – CEP/HUCFF)

Uso da Plataforma Brasil e Tramitação dos projetos de pesquisa

 

Tarde das 13h às 17h

Fórum dos CEPs da UFRJ

Será destinado ao encontro dos CEPs da UFRJ, tanto na figura de coordenadores quanto de membros. Estão todos convidados. A finalidade é a de compartilhamento e busca de soluções.

 

Serviço:

Data: 02 de abril de 2014

Local: Auditório do CFCH- Campus da Praia Vermelha

Inscrições no local

Certificado fornecido pela PR-2 a ser encaminhado por e-mail

Integridade Científica e Conduta Responsável em Pesquisa

O Brasil vem se tornando rapidamente uma potência científica e sua comunidade de pesquisa vem estabelecendo uma posição de liderança não apenas no cenário regional da ciência na América Latina, mas também no cenário internacional. Estabelecer essa liderança, entretanto, exige mais do que publicações científicas de alto impacto e pesquisadores qualificados. Embora essas características sejam tradicionalmente reconhecidas como marcas de excelência, elas têm pouco valor se não estiverem atreladas a altos padrões de integridade científica. Essa característica é mais do que evidente nos grandes desafios éticos que hoje se revelam nas discussões globais sobre novas tecnologias, mudanças climáticas, exploração dos recursos naturais, mas também sobre ciência e sociedade, proteção e compartilhamento de dados, sobre direitos autorais e propriedade intelectual. Neste panorama global, a responsabilização nas atividades científicas e a confiança pública na ciência são hoje consideradas aspectos cruciais no âmbito da governança em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).

Essa responsabilização está intimamente relacionada à promoção da integridade científica, como já sinalizado em documentos internacionais, como a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa (2010), além de vários  outros. Hoje, integridade científica, excelência em pesquisa e o potencial criativo das instituições estão dentre os principais fatores que definem competitividade em C,T&I. No Brasil, crescentes incentivos para o desenvolvimento de projetos colaborativos, em um ambiente internacional cada vez mais competitivo, podem gerar resultados ainda mais promissores se as instituições, periódicos acadêmicos, sociedades científicas e agências de financiamento estabelecerem medidas estratégicas para promover e sustentar a responsabilização nas atividades de pesquisa e a confiança pública na ciência. Nesse sentido, a ciência brasileira deve ampliar seu compromisso de promover e manter uma cultura de integridade científica sintonizada com os diálogos internacionais que hoje se travam sobre RI/RCR [sigla internacional para “research integrity and responsible conduct of research” – integridade em pesquisa e conduta responsável em pesquisa].”.* 

Do ponto de vista institucional, crescentes esforços têm sido empregados por instituições de diversos países para estimular a integridade acadêmica, bem como para identificar e prevenir a má conduta na pesquisa. Problemas como a falsificação/fabricação de resultados e o plágio de idéias, dados e de qualquer produção intelectual alheia, como a cópia parcial ou total de textos, têm sido foco de atenção. Entretanto, a dimensão atual desse tema é extremamente ampla, como já mencionado. No contexto educacional, os impactos da discussão mundial sobre integridade científica estão diretamente associados à formação do jovem pesquisador e à qualidade da pesquisa comunicada aos pares e à sociedade. A UFRJ já vem desenvolvendo algumas ações relevantes nesse contexto, o que inclui o Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics [Encontro Brasileiro sobre Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações] (BRISPE). O BRISPE é um evento bienal, que catalisa colaborações nacionais e internacionais para a abordagem dos temas associados.

A UFRJ também vem estimulando a realização de diciplinas e cursos de curta duração que abordam a integridade em pesquisa, mas é importante avançarmos para que essas ações sejam ampliadas e façam parte da cultura de formação de jovens pesquisadores dos diversos PPG. Dessa forma, a subcâmara de integridade em pesquisa pretende contribuir para estimular iniciativas que fomentem essa cultura na Universidade. A subcâmara também pretende auxiliar, sempre que requisitada, pesquisadores e alunos no desenvolvimento de ações educacionais direcionadas à RI/RCR. Recomendamos a leitura do Joint Statement on Research Integrity [Declaração Conjunta sobre Integridade em Pesquisa] do II BRISPE, http://www.iibrispe.coppe.ufrj.br, que contém referências bastante atuais sobre o tema.

*(Parte deste texto, conforme indicado em itálico, compõe a versão em português do Joint Statement on Research Integrity, II BRISPE, 2012, publicada na página da PR2).