Atividades

ATA Reunião 14/10/2013

Participante: Alexandre Costa, Bia, Luís Fernando Duarte, Maria Clara, Suely Marinho

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    1) Definição do coordenador. O grupo indicou e definiu Alexandre Costa como coordenador.

    2) Ações da sub-câmara

    Luís Fernando falou um pouco da perspectiva das Ciências Sociais e a ética em pesquisa: GT em Bioética e Ciências Humanas e Sociais. Diálogo com a CONEP - Resolução complementar para Ciências Humanas e Sociais. GT sobre critério de risco. Ideia desses GT’s se fazerem presente na nossa sub-câmara (?). Mesa Redonda.

    2) Uma primeira ação é a divulgação da sub-câmara pela comunidade da UFRJ. A definir se aguardamos uma atividade de divulgação da CTEP ou se realizamos um evento próprio.

    1a. demanda de ação – DISCUSSÃO DA RESOLUÇÃO 466 - Treinamento para os CEP’s da UFRJ sobre avaliação dos trabalhos (há uma lacuna nesse campo, por exemplo, não tem regulamentação sobre uso de banco de dados, lacunas que permanecem mesmo na nova resolução), aproveitando as mudanças ocorridas na Resolução de Ética em Pesquisa, da 196/96 para a 466.

    Há uma ideia de fazer um mapeamento das áreas mais críticas da UFJR, pouco esclarecidas sobre ética em pesquisa com seres humanos

    Confecção de cartilhas para divulgação na UFRJ.

    Inserir ética em pesquisa na graduação.

    - Fazer um levantamento das unidades da UFRJ – aproximadamente 40 unidades. Oferta de treinamento de Ética em Pesquisa com Seres Humanos para pelo menos um represente de cada unidade, e esse replica o treinamento em sua unidade, utilizando-se a figura do APOIADOR, que seria alguém da bioética nas unidades. Uma pessoa pode apoiar mais de uma unidade (como ocorre nas Políticas, a de Humanização pelo menos acontece assim).

    Conteúdo possível desse treinamento:

    Adequação da Resolução 466 Apresentação do Sistema Cep-Conep Plataforma Brasil Convocação de alunos de mestrado e doutorado – voluntários para atuar no treinamento.


 

ATA Reunião 13/01/2014 - IFCS

Participantes: Carlos Alberto; CEP CFCH, Pedro Paulo; Marisa Palacios; Maria Clara; Luiz Fernando.

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    1) Políticas institucionais a serem sugeridas: - Ética em pesquisa (no geral; não apenas humanos. Obrigatória para alunos de graduação do PINC, PIBIC e do CCS: estes grupos estão fazendo parte de pesquisa "direto", sem suporte institucional de conhecimento sobre ética em pesquisa (animais, biodiversidade, humanos, etc...) - Aula(s) inaugural(is) sobre ética em pesquisa para a graduação. O foco centrado na graduação (não que demais setores sejam esquecidos).

    Pontos objetivos aqui para nós da subcâmara:

    . Como fazer multiplicação para a formação da graduação nesse sentido? Aula inaugural é sempre bom. Qual a eficácia? . Obrigatoriedade: com alunos específicos, se a UFRJ embarcar na sugestão, é factível a cobrança.

    2) Confecção de cartilha básica, cartazes e folders sobre ética em pesquisa para a comunidade da UFRJ.

    Pontos objetivos aqui para nós da subcâmara: . A UFRJ imprime o material se ele existir. Quem criará isso? Sugestão feita (salvo alguém tiver conhecimento mais específico): buscar entre os alunos do PPGBIOS. . Idéia posta pelo Carlos Alberto: multiplicação entre os profissionais de saúde do ambulatório (que já fazem educação "básica" para hipertensão arterial e diabetes). Isso será feito por mim e pelos alunos do PINC (caso o HUCFF não se oponha). Há pernas para isso.

    3) Evento de abril de 2014 (primeira semana, com data a ser definida, provavelmente em 04/04, sexta-feira) - Será no Campus da Praia Vermelha (onde existem três dos 8 CEPs da UFRJ: CFCH, INDC e IPUB)

    - Terá 4 momentos:

    a) fórum dos CEP da UFRJ b) Discussão da situação das Ciências sociais frente ao sistema CEP-CONEP e 466: histórico, situação atual e perspectivas - prof Luiz Duarte (Museu Nacional) c) 196 para 466: o que mudou? Prof Marisa Palacios. d) Uso da plataforma Brasil e tramitação dos projetos de pesquisa: prof Carlos Alberto (CEP HUCFF/FM)

    4) Discussão sobre funções da subcâmara (em situações específicas como denúncias, por exemplo): é uma questão que remete ao próprio papel da CTEP. Discussão prossegue.

    - Relatório de Atividades: Jornada da CTEP em 02/04/2014